Uma explosão de gás num andar de luxo de um prédio de Lisboa causa uma vítima mortal: um antigo corretor de bolsa caído em desgraça e entretanto diminuído por um AVC. A explosão deu-se na cozinha, provocada p...
Crítica de Carina Carvalho sobre o livro "Senhora do Amor e da Guerra"
Livros históricos não são os meus preferidos e devo dizer que o que me atraiu para a leitura deste foi mesmo a capa que está linda ! E ainda bem que o li! Adorei a inteligência e tenacidade de Kulita, acho mesmo que terá sido a pioneira em registos contabilísticos. Este livro não se debruça sobre a parte romântica das vidas das personagens mas sim no início da invenção da escrita. Como o autor afirma no início fica a cada um de nós acreditar ou não nesta versão
Artigo - Da Poesia à Ficção de Sebastião Alves
BREVE EXCERTO
“Que fazer quando a poesia secou? Que fazer quando as imagens se repetem, espelhos paralelos, pedras, musgo, vácuo? Que fazer quando se sente a atração do vácuo e tudo o resto é máscara? Era preciso reagir.
E fui à luta! Eu sempre quisera escrever contos. Várias vezes tinha tentado sem conseguir. Acho que o principal motivo era falta de convicção. Não acreditava que soubesse suficientemente a respeito da vida e não acreditava que fosse capaz. Por isso não tentava com o devido empenho.
Mas agora tinha que ser! Afinal eu era ainda um jovem de quarenta e cinco anos... Comecei a folhear velhas ideias, velhas tentativas falhadas, a tentar encontrar fio condutor e desfecho para cada uma delas. Em vão. Foram meses e meses de derrotas sucessivas, agarrado apenas à teimosia que prende o náufrago à tábua flutuante.
Até que um dia me lembrei do meu sogro, que sofria de Alzheimer, e me ocorreu um título mágico: “Memórias de um amnésico“.“